Existe uma grande discussão na odontologia sobre a aplicabilidade de cada uma dessas estruturas, nesse artigo vamos analisar do ponto de vista da prótese dentária a definição de cada estrutura e seu uso. Vamos considerar que o implante já foi colocado no paciente, portanto, nossa análise será sobre as soluções protéticas que cada estrutura oferece.
Pilar(abutment) Personalizado
📷
Definição:
O pilar, conexão, conector, abutment ou componente transmucoso personalizado é usado no caso de prótese implantossuportada cimentada, ou seja, sobre o pilar personalizado nós temos uma coroa cimentada.
Pilares personalizados são fabricados em laboratório. A fabricação pode ser feita fresada através da tecnologia CAD/CAM ou por fundição utilizando UCLA (Universal Cast to Long Abutment) calcinável.
Pilares fabricados no CAD/CAM permitem maior previsibilidade do resultado uma vez que são projetados no computador e usinados em fresadoras com altíssima precisão, o que permite uma adaptação excelente, além disso podem ser fabricados em diversos materiais como CrCo, titânio e zircônia.
Pilares em zircônia são excelentes para casos estéticos e podem ser fabricados diretamente parafusados no implante ou cimentados em uma interface metálica (link metálico) dependendo da indicação.
Os pilares fabricados usando UCLA calcinável geralmente são fundidos em CrCo ou ouro mas não apresenta boa adaptação, após fundição, à plataforma do implante, favorecendo acúmulo de placa e perimplantite.
Aplicação:
Casos onde o canal do parafuso está vestibularizado ou inclinado demais para mesial ou distal. O pilar é usado como um intermediário para "corrigir" a inclinação do canal do parafuso, tornando a coroa muito mais estética.
Coroa Parafusada
📷
Definição:
A coroa parafusada ou coping parafusado é usada no caso de prótese implantossuportada parafusada, ela é basicamente uma coroa anatômica reduzida parafusada diretamente no implante ou cimentada sobre uma interface de metal (link metálico). Sobre a coroa parafusada, se não for anatômica, é aplicado cerâmica.
Coroas parafusadas são fabricadas usando a tecnologia CAD/CAM, é possível a fabricação em diversos materiais como CrCo, zircônia, acrílico(PMMA), Zircônia translúcida, etc. Coroas parafusadas podem ser tanto anatômicas quanto reduzidas dependendo da necessidade e do material utilizado.
Para o projeto de uma coroa parafusada reduzida no computador primeiro é definido um perfil de emergência e então é colocado virtualmente um dente anatômico, depois esse dente é reduzido como um coping mas é mantido um pequeno canal do parafuso como suporte para a cerâmica que será aplicada. Esse tipo de estrutura geralmente é fresada em CrCo ou zircônia.
Já para o projeto da coroa parafusada anatômica no computador, também criamos um perfil de emergência e depois é montado um dente anatômico virtualmente, mas esse dente é adaptado à oclusal e aos dentes vizinhos ao invés de reduzido, depois é feita apenas uma maquiagem na peça. Esse tipo de estrutura geralmente é fresado em zircônia altamente translúcida.
Aplicação:
Casos onde o canal do parafuso sai corretamente pela oclusal ou quando é necessário a reversibilidade.
_______________________________________
Conclusão
📷
Mais importante que a definição do tipo de componente a ser utilizado em uma situação laboratorial é dar a exata importância ao planejamento do caso, no que diz respeito ao tipo de prótese que se deseja confeccionar, ao correto posicionamento tridimensional dos implantes, à correta quantidade e distribuição dos implantes ao longo do arco.