Uma das maiores dificuldades da prótese odontológica no Brasil é a mão de obra e a razão para isso geralmente é relacionada à educação.
Os cursos técnicos de Prótese geralmente são como auto-escolas, te ensinam o básico e você realmente aprende depois, no dia a dia. Isso acontece devido à alta taxa de personalização das próteses, aparelhos ortodônticos e guias, uma nunca é igual à outra, porque todas as pessoas são diferentes, então é difícil prever as dificuldades do dia a dia de um Laboratório em um ambiente controlado como um curso. O técnico então logo após formado conhece de prótese mas não sabe como é o dia a dia da profissão, somente o pouco acesso que teve como estagiário, então cai a responsabilidade no empresário dono do Laboratório, que tem que lidar com todos esses imprevistos citados, produzir e ainda treinar uma nova pessoa. Uma coisa é fato, nós só conseguimos ensinar, o que sabemos, ou seja, normalmente o treinamento de um novo funcionário é completamente empírico e acontece na correria do Laboratório, então aquele funcionário mal treinado basicamente cai de paraquedas na produção e o trabalho que ele executa já interfere diretamente na qualidade e prazo da empresa. Vamos ser práticos? Seja rápido para demitir e cauteloso para contratar, não inverta isso ou você já estará começando errado. Existem diversas técnicas para uma entrevista e vamos falar sobre elas no encontro 0004 da Academia, mas se você tem dificuldade na entrevista, preencha a ficha que disponibilizamos no gerenciador de arquivos e entregue a uma empresa de seleção. É imprescindível que a pessoa contratada esteja alinhada com os valores e o propósito da empresa, mas para que isso aconteça, você precisa deixar ambos bem claros não só para os novos funcionários, mas para toda a equipe. Quando um novo funcionário entrar no Laboratório, deixe ele em CADA posição de trabalho por no mínimo 1 dia, seja na produção, administrativo, gerência, financeiro ou atendimento ao cliente como treinee, assim ele entende como a empresa funciona, quem é responsável pelo que e já consegue visualizar onde ele se encaixa e como o trabalho dele é importante. Quando acabar o tour pelo Laboratório, coloque um mentor responsável pelo funcionário durante o primeiro mês do novato. A produção desse mentor vai diminuir, então garanta o mesmo valor do mês anterior e deixe claro que o treinamento do novo colega é mais importante que a produção durante aquele período. É responsabilidade deste mentor que nenhum trabalho saia das mãos do treinee sem inspeção, mas ele deve deixar o colega errar, não pode interferir e fazer sozinho. Para manter todos atualizados e melhorar a retenção de talentos do Laboratório, uma ideia é sempre incentivar os funcionários a fazerem cursos, mas sabemos que nem sempre é fácil encontrar interesse, principalmente quando o empresário aguarda uma iniciativa do funcionário para procurar novos conhecimentos. Nem todos tem iniciativa ou coragem de pedir ao chefe um suporte para um curso de interesse e na maioria das vezes, procurar por estudo não faz parte da cultura das pessoas, elas preferem navegar por horas sem fim nas redes sociais. Uma forma de incentivar o estudo é deixar uma lista de cursos acessíveis e próximos do Laboratório ou online em uma área comum como por exemplo a área de lanche, enquanto estamos comendo, procuramos alguma coisa para ler, se a única coisa for uma lista com opções de curso, pode ser que algum chame a atenção daquele funcionário. Quando um funcionário ou você mesmo fizerem um curso para adquirir novos conhecimentos, deixe um tempo de maturação e convide a pessoa a montar uma aulinha ensinando o que aprendeu no curso, para o resto da equipe, assim você aumenta a autoridade de quem der a aula e ainda ajuda a fixar mais o novo conhecimento, uma vez que quando ensinamos, acabamos aprendendo mais. O que facilita e muito qualquer entrada de novas pessoas na empresa é ter um Fluxograma bem desenhado da parte macro do Laboratório e os POPs (procedimentos operacionais padrão) bem detalhados, se possível em vídeo, texto e fotos, totalmente disponíveis para todos, por exemplo em um manual da empresa ou com o fluxograma pregado na parede com QR code para cada POP. Para finalizar, uma das dicas mais importantes desse post é lembrar que a vida das pessoas que trabalham em um Laboratório, não se limitam à prótese odontológica, então a capacitação também não precisa se limitar a isso, por isso procure opções diferentes de curso como atendimento ao cliente, espiritualização, religiosidade, produtividade, vendas, marketing, experiência do usuário e outros tipos de conhecimento que podem ajudar no dia a dia do Laboratório sem necessariamente falar sobre prótese. Resumindo, tenha paciência para contratar, mas seja rápido para demitir, não dê asas a funcionários mornos, nunca coloque um funcionário direto na produção, faça um treinamento (bem organizado) antes e confira tudo que ele vai entregar no começo, incentive a capacitação e motive o compartilhamento de conhecimentos, fortalecendo a autoridade do funcionário e aumentando a retenção de talentos. Poderosos sozinhos, mais fortes juntos!
Perfeito, boa síntese do tema que abordaremos hoje na Academia!
Verdade! Super importante essa análise junto com o engajamento desse novo funcionário à equipe.