Uma das melhores perguntas que recebi nos últimos tempos foi essa: Você sabe o que é ética? Quais são os princípios e pilares da ética na sua profissão (Odontologia)?
Pergunta que me fez pensar muito, fui rever o nosso código de ética. E aproveitando o momento, exatamente no mês em que comemoramos o dia do Cirurgião Dentista, achei interessante relembrar e compartilhar algumas informações sobre o tema. Em anexo, deixo um pdf com o Código de Ética Odontológico.
Vamos lá, primeiro é necessário conhecer a origem e o conceito de ética. A origem da palavra Ética vem do grego “éthikós” que significa modo de ser, caráter. É parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que orientam o comportamento humano, através de um conjunto de regras e preceitos de valores e moral de um indivíduo, grupo social ou uma sociedade. É sobre a reflexão do que é certo x errado, bem x mal.
Tem como finalidade estabelecer e sistematizar as bases do fato moral e determinar diretrizes. E como princípios o respeito pelas pessoas, beneficência e justiça.
Como é a ciência do comportamento moral do homem, os códigos de éticas foram criados. O seu significado é resultante de um documento com diretrizes, que orientam as pessoas quanto às suas posturas e atitudes ideais, moralmente toleradas ou aceitas.
Na odontologia, o código de ética mais recente foi publicado em 2012, que orienta os profissionais da odontologia a atuarem em benefício da saúde do ser humano, através dos direitos e deveres fundamentais da profissão. Constituem dos direitos fundamentais desde o diagnóstico e sigilo das informações, até recusar-se a exercer a profissão em condições que não sejam dignas, seguras e salubres. Sobre os deveres fundamentais, este, para a fiel aplicação do código, constituem em manter regularizada sua situação cadastral e financeira junto a conselho regional, comportamento digno, harmonia da classe, se atualizar com conhecimentos profissionais e até a importância de encaminhar os materiais aos laboratórios de prótese dentária acompanhados de ficha específica devidamente preenchida.
Resumindo, para que a ética seja manifestada precisamos conhecer as regras, valores e princípios. É admitir e assumir a responsabilidade em todas as atitudes e ações que cada indivíduo executa.